Notícias e Eventos

112º Aniversário do Elevador de Santa Justa

O Elevador do Carmo ou, como desde muito cedo se tornou conhecido, de Santa Justa, assinala hoje, dia 10 de Julho, o 112.º aniversário da sua inauguração.

Ex-libris da Baixa lisboeta, este elevador, hoje propriedade da CARRIS, foi projectado pelo Eng.º Raul Mesnier de Ponsard e era então propriedade de uma empresa propositadamente criada para a sua construção e exploração, a Empresa do Elevador do Carmo.

Os trabalhos de construção tiveram início em 1900, com a remoção de terras nas escadinhas de Santa Justa e o seu momento mais marcante teve lugar no dia 31 de Agosto de 1901, quando, por sistema de alavanca, em poucas horas, foi feito o lançamento do passadiço, destinado a estabelecer, sobre a Rua do Carmo, ligação entre o topo do Elevador e o Largo daquele nome. Em 1907 procedeu-se à electrificação do sistema.

Em Fevereiro de 2002, foi classificado como Monumento Nacional.

Assinalando os 112 anos do Elevador de Sta. Justa, a CARRIS irá desenvolver um conjunto de iniciativas que passarão pelas redes sociais e actuações no local.

Fonte: Opção Turismo

Portugal foi considerado pela Condé Nast Traveller um dos melhores destinos de Surf

Embora Lisboa não seja conhecida como um destino de Verão, está muito perto de algumas das melhores praias da Europa. Um artigo, na edição online espanhola da Condé Nast Traveller, afirma que Portugal tem cerca de metade das 19 melhores praias da Europa.

Com o título "As melhores praias da Europa para o Surf", o artigo faz referência a algumas das praias mais famosas em Portugal.

Começando por Sagres que é considerado um dos melhores locais para a prática de surf, passando por Peniche “um paraíso surfista”, pela Praia do Guincho, Praia de Santa Cruz e acabando na Ericeira, que foi declarada reserva mundial do Surf e onde, de acordo com o autor, abundam os cheiros e os sabores a mar.
Porque não aproveitar este Verão para um tour pelas praias portuguesas do Surf? Fica lançado o desafio!


Noites de Verão no Museu do Chiado

Lisboa volta a mostrar o seu dinamismo cultural. A oferta além de extensa é original, provando que o Verão também é Cultura!

O Museu do Chiado volta a receber o ciclo Noites de Verão. Serão nove concertos, todas as sextas-feiras, até ao mês de Setembro, conforme anunciou a organização.

O festival, que este ano se realiza pela quinta vez, contará com artistas como Lau Nau, Mdou Moctar, Josephine Foster, Ghédalia Tazartès, Norberto Lobo & João Lobo, Timespine, Tropa Macaca e Kimi Djabaté, combinando a presença portuguesa com músicos estrangeiros.

A associação cultural Filho Único, que organiza o evento, considera que o sucesso verificado nas edições anteriores faz de Noites de Verão uma «proposta incontornável do calendário estival da música ao vivo», levando vida ao centro de Lisboa.

A entrada é gratuita.

Marchas Populares

A cada ano, em Junho, Lisboa desabrocha.
Acorda do sono das estações mais frias e, ainda em Maio, prepara-se para receber o mês que a celebra. Pela cidade nascem festejos, multiplicam-se os manjericos e as ruas enfeitam-se com arcos e balões. Lisboa das Sete Colinas, cidade quente que respira ares mediterrânicos e atlânticos.

No seu eterno abraço ao Tejo dá-nos o cheiro da maresia e a imagem das traineiras de outros tempos, guardadas por bandos de gaivotas. 

Junho é também o mês que instituiu, nos moldes em que a conhecemos, a tradição moderna mais inscrita na história de Lisboa: as Marchas Populares.
Desde 1932, com vários interregnos, a cidade serve de palco às Marchas Populares e a todo o bulício que, ano após ano, elas criam em seu redor.
Se as Marchas Populares foram uma tradição que se ergueu pela mão de Leitão de Barros, durante os anos 30, na verdade, elas têm origem nas festas Juninas, nas celebrações medievais do Solstício de Verão e nas festas religiosas que celebravam o Santo António, São João e São Pedro. Estas festividades encontram assim a sua génese num território que se situa entre o sagrado e o profano.
Conhecemos-lhes também como antepassados as “marchas ao flambó” ou “ao filambó”, que derivaram das francesasitálico e retirar aspas. Estas não eram mais que desfiles nocturnos que aconteciam durante as celebrações dos Santos de Junho, e que utilizavam archotes ou balões com fogo para iluminar as ruas.As Marchas são um bom exemplo de uma tradição urbana, ancorada nos bairros da cidade ao longo de várias gerações. Desde a sua existência ajudaram a construir pontes entre gerações e a alimentar laços de fraternidade, aproximando participantes e bairros.
Fomentam a cada ano o sentimento de pertença dos seus marchantes aos bairros que representam.
Inscritas nas raízes distantes desta cidade milenar, as Marchas Populares de Lisboa descem todos os anos à Avenida da Liberdade, num desfile que espelha o trabalho dedicado e intenso das colectividades e dos Bairros Populares da cidade. Este ano, a temática do cortejo das Marchas Populares é dedicada à celebração dos 400 anos decorridos sobre a publicação de Peregrinação de Fernão Mendes Pinto. O desfile continua a ser um bom exemplo de camaradagem e humanidade, valores universais e intemporais que continuam actuais no espírito que define as Festas de Lisboa

Dia Internacional dos Museus

Visitas, concertos, ateliês e encenações vão assinalar data um pouco por todo o país.Cerca de 450 iniciativas gratuitas, numa centena de museus e palácios em todo o país, vão decorrer no sábado e no domingo, Dia Internacional dos Museus, com visitas a exposições, concertos, ateliês e encenações.

O Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de Maio, vai destacar este ano o potencial destes espaços para criar ligações entre visitantes, gerações e culturas. “Museus: as coleções criam conexões” é o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (sigla ICOM, em inglês) para as comemorações desta data, que a entidade instituiu em 1997 com o objetivo de reforçar os laços dos museus com a sociedade.
Este ano, a Noite Europeia dos Museus, iniciativa lançada em 2005, em França, e à qual Portugal também aderiu, vai acontecer a 17 de Maio (sábado) com vários eventos culturais fora das horas habituais de funcionamento.
Em Portugal, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade que tutela museus, palácios e monumentos nacionais, organiza centenas de atividades em parceria com outras entidades municipais e privadas para assinalar a data.
Os museus e palácios da DGPC estarão abertos gratuitamente a partir das 18h00 de sábado, Noite Europeia dos Museus, e durante todo o dia de domingo, 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus.
Nos monumentos tutelados pela DGPC haverá acesso gratuito às atividades específicas do Dia Internacional dos Museus.
No Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, está prevista a apresentação de uma peça de teatro infantil de sombras chinesas, no domingo, às 14h00, 15h00, 16h00 e 17h00, e também se realizarão passeios de charabã e charrete, entre aquele museu e o Mosteiro dos Jerónimos, entre as 14h00 e as 17h00.
Também na capital, o Museu Nacional de Arte Antiga, irá abrir ao público, no sábado, a exposição “Os Saboias. Reis e Mecenas (Turim, 1730-1750)”, com uma panóplia de peças do estilo Rococó italiano.

Fonte: Sapo

25 DE ABRIL, 40 ANOS
Lisboa comemora a revolução

Para quem o viveu, o dia 25 de abril de 1974 foi único, irrepetível. O futuro nascia ali, carregado de promessas e possibilidades. Lisboa esteve no epicentro dos acontecimentos. À cidade afluíram milhares de pessoas que queriam ver, participar. A Televisão e os jornais captaram e difundiram imagens que hoje são relembradas com nostalgia e também com simpatia pelo entusiasmo coletivo, quase pueril.

40 Anos depois Lisboa volta a ser o epicentro, desta vez da memória desse dia. A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a EGEAC, juntamente com outros organismos e associações, tais como a Assembleia da República e a Fundação José Saramago, apresentam durante o mês de abril um vasto programa de comemorações que inclui concertos, exposições, visitas guiadas, teatro, instalações, intervenções de arte urbana e até um piquenique. Para que a festa que se viveu então seja devolvida às ruas da cidade. Veja aqui sugestões de programação. Fonte agendalx

“Peixe em Lisboa” de volta ao Terreiro do Paço

O Terreiro do Paço irá acolher a 7ª edição do festival de peixe e marisco, a decorrer entre os dias 3 e 13 de Abril, no Pátio da Galé.
Este ano, o festival regressa com chefs de Portugal, Espanha, Itália e Brasil e desta vez, com um auditório exterior e mais lugares sentados na zona dos restaurantes.
Os chefs estrangeiros convidados vêm desta vez de Itália, Espanha e Brasil: são eles Moreno Cedroni, do Madonnina del Pescatore, em Ancona (duas estrelas Michelin), Josean Alija, do Nerua, que funciona no Museu Guggenheim, em Bilbau (uma estrela Michelin), e Thiago Castanho, que vem de Belém do Pará, onde tem os restaurantes Remanso do Peixe e Remanso do Bosque.
Neste evento, os restaurantes, chefes de cozinha, aulas culinárias e o mercado gourmet são a base da iniciativa que enaltece os peixes e mariscos da costa portuguesa, conjugando-os com a criatividade dos profissionais convidados.
Diariamente, os visitantes poderão aprender dicas e truques culinários com chefes, em divertidas aulas de cozinha.

Prémio Travelers’ Choice 2014

Esta é a primeira vez que o Hotel Avenida Palace é galardoado com o prémio do TripAdvisor “Travelers’ Choice”.
Os vencedores deste prémio são escolhidos com base nas opiniões e avaliações atribuídas pelos milhões de viajantes do TripAdvisor, em todo o mundo.
“Estamos muito entusiasmados por distinguir os melhores hotéis do mundo, com base na opinião daqueles que os conhecem melhor – os milhões de viajantes de todo o mundo, que acedem ao TripAdvisor para partilhar as suas experiências”, declarou Barbara Messing, Directora de Marketing do TripAdvisor.
Por este prémio gostaríamos de agradecer a todos os clientes que despenderam do seu tempo para partilhar a sua opinião. As suas críticas, positivas e negativas, ajudam-nos a crescer, a melhorar e, incentivam-nos a trabalhar com maior dedicação para proporcionar aos nossos clientes o melhor serviço possível. Sabemos que é impossível agradar a todos, mas fazemos questão de continuar a tentar...
Obrigado a todos!

Chocolate em Lisboa

Vai decorrer na Arena da Praça do Campo Pequeno, em Lisboa, entre 06 e 09 de Fevereiro e das 10h30 às 21h30, o evento “O Chocolate em Lisboa”, organizado pelo Campo Pequeno e Cacau Clube de Portugal.

O objectivo é dar a conhecer alguns dos melhores chocolates do mundo e descobrir, também, as fantásticas marcas portuguesas que já existem por cá.
Das marcas de maior prestígio aos projectos artesanais de muita qualidade, dos chocolates aos bombons e dos crepes ao chocolate quente, da pastelaria fina aos bolos, dos brigadeiros aos macarrons, passando por tudo o que se liga ao chocolate como os vinhos, frutos secos, especiarias, chás, frutas, entre outros.

Serão várias as atracções que animarão “O Chocolate em Lisboa” como o “Choco Cooking” realizado num palco com alguns dos melhores mestres chocolateiros, workshops e palestras no Salão Nobre da Praça, a existência de um “Cacau Lounge” e da “Choco Kidslândia”, um espaço de animação e de entretenimento infantil.

http://www.campopequeno.com/#

Celebre connosco o nosso 121º Aniversário

03.10.13 - Recital de piano - João Romeiras

04.10.13 - Tributo a Walt Disney

06.10.13 - Recital de piano

10.10.13 - “Fados e Guitarradas”

11.10.13 - Dueto de Jazz

12.10.13 - Recital de piano - João Romeiras

17.10.13 - Recital de piano

18.10.13 - Recital de guitarra clássica

19.10.13 - Tributo a Andrew L.Webber

23.10.13 - Recital de piano – Improvisações

24.10.13 - Recital de piano

25.10.13 - Coro Re: Canto

26.10.13 - Recital de piano - João Romeiras

31.10.13 - Tributo a Burt Bacharach

No Salão Palace, entrada gratuita
19 horas
Hora e programa sujeitos a confirmação

 

The Avenida Palace June Music Program
Programa Musical de Junho

Day / Dia:

1 – Tribute to Walt Disney / Tributo a Walt Disney
João Romeiras

6 – Four hands piano recital / Recital de piano a quatro mãos
João Romeiras & André Costa

7 – Instituto Piaget
Chorus Re: Canto / Coro - Re: Canto

8 – Piano recital / Recital de piano
João Romeiras

13 – Piano recital / Recital de piano
João Romeiras

14 – Four hands piano recital / Recital de piano a quatro mãos
João Romeiras & André Costa

15 – Tribute to Andrew L. Webber /Tributo a Andrew L.Webber
João Romeiras

20 – Piano Recital / Recital de iano
João Romeiras

21 – Voice and piano recital / Recital de voz e piano
Ana Cláudia & Margarida Campelo

22 – Instituto Piaget - Voice and Piano / Voz e Piano
Maria Garret & Vicente Valentim

27 – Piano recital / Recital de piano
João Romeiras

28 – Four Hands piano recital / Recital de Piano a quarto mãos 
João Romeiras & André Costa

29 – Piano recital / Recital de piano
João Romeiras

Programs to be announced / Programas a anunciar
At the Palace Lounge, free entrance / No Salão Palace, entrada gratuita
7 p.m. - hour subject to confirmation / 19 horas - hora sujeita a confirmação

 

Programa Musical de Primavera Março 2013

Dia :

15 – Tributo a Andrew Lloyd Webber – Piano - João Romeiras

16 – Recital de voz e piano

19 – Tributo a W. Disney – Piano - João Romeiras

21 – Recital de piano a quatro mãos João Romeiras e André Costa

22 – Fados e guitarradas

23 – Folk’n Traste

26 – Recital de piano - João Romeiras

28 – Recital de piano - João Romeiras

29 – Recital de piano a quatro mãos João Romeiras e André Costa

30 – Recital de piano - André Costa

No Salão Palace, entrada gratuita 19horas - hora sujeita a confirmação

Programa de Natal do Avenida Palace

Nesta época festiva o Avenida Palace convida-o a assistir a uma série de eventos que vão elevar o seu espírito natalício.
Junte-se a nós até 30 de Dezembro, no Salão Palace, teremos Coros e Recitais de Piano, Fado e uma Prova de Vinho do Porto, eventos dedicados a todos os nossos hóspedes.

Conheça o programa completo.

Bom Natal e Feliz Ano Novo

A Herança Cultural de Costa Campos

apresenta 

Dois Tenores no Palace

Dia 23 às 19h

Delicie-se com as mais belas e conhecidas árias de tenor do repertório operático
nas vozes de José Graça e Pedro Pires,
que interpretam trechos que todos conhecemos e trauteamos desde miúdos
e que preenchem o nosso imaginário comum

Programa

La donna è mobile - Rigoletto, Verdi - José Graça e Pedro Pires
Dies Bildnis ist bezaubernd schön - Die Zauberflöte, Mozart - Pedro Pires
Una furtiva lagrima - L'Elisir d'Amore, Donizetti - José Graça
Di quella pira - Il Trovatore, Verdi - José Graça e Pedro Pires
E lucevan le stelle - Tosca, Puccini - Pedro Pires
Pourquoi me réveiller - Werther, Massenet - José Graça
Nessun dorma - Turandot, Puccini - José Graça e Pedro Pires

************

CICLO DE RECITAIS DE JUNHO

É no nosso Salão Palace que se irá realizar, mais uma vez, uma temporada de espectáculos musicais. O primeiro deste “Ciclo de recitais de Junho”, composto por 8 actuações , está previsto para o dia 15 de Junho pelas 19h.

1º Recital, 15-06-2012

Coro Laudare

2º Recital, 16-06-2012
Vânia Fernandes - Jazz e música moderna

3º Recital, 17-06-2012
Coro ARS Nova

4º Recital, 20-06-2012
Coro One

5º Recital, 21-06-2012
Vânia Fernandes – Jazz e música moderna

6ºConcerto, 22-06-2012
Chiado Ensemble - Quinteto de Guitarras

7º Recital, 28-06-2012
Trio Flauta Oboé e Clarinete

8º Recital, 29-06-2012
Coro / Odyssea

Sujeito a confirmação

CURSO DE INICIAÇÃO À PROVA DE VINHOS

O Hotel Avenida Palace, em parceria com o Prof. Manuel Malfeito Ferreira (Instituto Superior de Agronomia), irá organizar nos seus espaços um curso de iniciação à prova de vinhos, a realizar no dia 12 de Maio de 2012, sábado, pelas 17h, destinado a quem pretenda iniciar ou aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema. É a ocasião para aprender a provar, a seleccionar vinhos para uma refeição, a cuidar do seu serviço, a perceber como se faz vinho e muitos outros assuntos. O curso é dado numa perspectiva prática, em que a prova de seis a sete vinhos por sessão ilustra os temas desenvolvidos na parte teórica. A “avaliação dos conhecimentos” será feita no cocktail onde se determinará qual o vinho mais adequado para o efeito.

O custo do curso, o qual inclui a prova de vinhos seguida de cocktail, é de 40€, por pessoa.

Condições de pagamento:
- As inscrições só serão validas após respectivo pagamento, até sete dias antes do evento (valor não reembolsável no caso de desistência).
- Caso a data seja alterada o valor da inscrição será devolvido.

Notas : O curso terá uma duração de cerca de duas horas, sendo administrado em Português e Inglês

Inscrições :     - para o e-mail sales@hotelavenidapalace.pt (obrigatório)
Descrição do curso:

17h –     Sala Restauradores
•    A desmistificação da prova
•    A técnica da prova
•    Mecanismos e mensagens dos sentidos
•    As etapas da prova
•    A linguagem da prova           
19,30h – Salão Nobre - Cocktail

VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant